BLOG MINDEDUCA





Neuromitos da meditação


04/09/2017

 

 

Nos últimos vinte anos, a meditação e a atenção plena vêm se tornando uma espécie de band-aid onipresente, visando consertar tudo: do seu peso aos seus relacionamentos, passando pelos seus níveis de conquista.

Em seu novo livro, Altered Traits: Science Reveals How Meditation Changes Your Mind, Brain, and Body , Daniel Goleman e Richard Davidson demonstram o que a meditação pode realmente fazer por nós, e como usufruir desses benefícios. Esclarecem equívocos comuns sobre a “neuromitologia”, abrindo os olhos dos leitores para as formas em que os dados têm sido distorcidos com o objetivo de vender métodos de treinamento mental.

Essa publicação é muito bem vinda para esclarecer equívocos dos que vêm tratando a meditação como um produto de consumo e de bem estar, e não uma prática pessoal de profunda transformação. Além dos estados agradáveis momentâneos, os exercícios mentais podem resultar na transformação duradoura de traços de personalidade. Porém, as curtas doses diárias não nos levarão a este nível de transformação positiva e duradoura - mesmo se continuarmos a praticar por anos - sem adicionar práticas específicas.

Mais do que breves momentos, precisamos de uma prática inteligente e disciplinada, incluindo aspectos cruciais, como feedbacks e orientações periódicas de um professor, uma visão ampliada e menos apegada do eu, além da motivação pessoal para que essa transformação esteja focada no altruísmo, na ética, no benefício aos outros. Estes aspectos não costumam estar presentes na maioria das versões de treinamento mental que vêm sendo difundidas.

Neste livro, os autores também revelam os dados mais recentes do próprio laboratório de Davidson, que apontam para uma nova metodologia de desenvolvimento com uma maior variedade de métodos de treinamento mental, e as implicações sobre como obter os reais benefícios da prática.

O livro será lançado no dia 5 de setembro, em um evento onde os autores conversam com Richard Gere, revelando novas pesquisas que mostram o que a meditação pode realmente fazer para o cérebro, a mente e a vida.

 

Veja aqui a notícia sobre o lançamento do livro nos EUA.





CÉREBRO COMPAIXÃO MEDITAÇÃO MINDFULNESS NEUROCIÊNCIAS



Temas
FELICIDADE FAMÍLIA CULTURA DE PAZ REDES DE RELACIONAMENTO MINDFULNESS DESENVOLVIMENTO HUMANO ESCOLA SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO EM VALORES COMPAIXÃO EDUCAÇÃO ÉTICA MEDITAÇÃO COMUNICAÇÃO TRANSDISCIPLINARIDADE NEUROCIÊNCIAS LIDERANÇA CÉREBRO

Veja também

Quem faz

Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.

Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do  Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo;  Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de  e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!



Cadastre-se para receber novidades por email:

Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Baixe nosso programa